De que modo se deve santificar o Dia do Senhor

[Por: Thomas Vincent]

“…Pergunta 10 – Quais são os santos exercícios, ou as obras que nós somos comandados a fazer, principalmente, no Dia do Senhor?

Resposta –  Os santos exercícios que devemos praticar, ou as obras que somos ordenados a fazer, principalmente, no Dia do Senhor, são: os exercícios públicos e privados, especialmente os exercícios públicos do culto de Deus, como ouvir a palavra, oração, receber o sacramento, cântico salmos, nas assembleias públicas do povo de Deus. “E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.“[Isaías 66:23] – “E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.“[Lucas 4:16] “E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite.“[Atos 20:7] “Salmo e cântico para sábado.” – Salmo 92 (título – ACF).
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Pergunta 11 – Como devemos realizar estes exercícios públicos de culto a Deus, no Dia do Senhor?

Resposta –  Devemos a realizar estes exercícios públicos de culto a Deus no Dia do Senhor:

1. Com sinceridade, tendo um único propósito: a honra e a glória de Deus, De quem, o sábado é. “e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares“[Isaías 58:13].

2. Com reverência de ambos, corpo e mente. “Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus;“[Eclesiastes 5:1]. “mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.“[Isaías 66:2]

3. Com diligência e atenção. “E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.
E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.
“[Atos 16:13-14]

4. Com amor e fervor de espírito. “sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor“;[Romanos 12:11]

5. Com deleite e alegria. “e chamares ao sábado deleitoso,“[Isaías 58:13]
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Pergunta 12 – O que devemos fazer como meio de preparação para os exercícios públicos do culto a Deus, no Dia do Senhor?

Resposta – Como meio de preparação para os exercícios públicos do culto de Deus no Dia do Senhor, devemos:

1.Lembrarmo-nos, antes da chegada do dia, de santificá-lo, a fim de concluir os nossos negócios mundanos e ocupações dos dias de semana, e, em tempo oportuno interrompe-los no sábado à noite, esforçando-nos a fim de manter os nossos corações em prontidão, para os deveres sagrados do Dia do Senhor.

2. Na manhã do Dia do Senhor, devemos começar o dia com Deus, em santa meditação sobre as obras da criação de Deus, e especialmente sobre os trabalhos de resgate, que foram concluídos pela ressurreição de Cristo, neste dia. Devemos ler as Escrituras, e alguns outros bons livros, como temos tempo, preparando-no melhor para a nossa adoração mais pública e solene. Devemos especialmente, orar em segredo, e com nossas famílias, pela a presença de Deus em suas ordenanças, para que Deus ajude seus ministros, que são Sua boca para nós, e o nossa para Ele. E, que Ele nos auxilie num desempenho sincero e puro dos deveres públicos (culto), para que possamos alcançar mais conhecimento, experiência e mortificação, novos graus de graça, e mais comunhão com Deus.”…
___________________________________________________________________
Thomas Vincent – Exposition of the Westminster Assembly’s Shorter Catechism (Breve Catecismo – Questão 60 – De que modo se deve santificar o Dia do Senhor?)
Tradução – Fabio Martins
Outras Obras