A Predestinação na Teologia do Pacto

[Por: Herman Witsius]

“…O início e primeira fonte [do pacto da graça] é a eleição, ambos de Cristo o salvador e daqueles a serem salvos por Cristo. Pois mesmo Cristo foi escolhido por Deus, e por um eterno e imutável decreto, para ser nosso salvador; e, portanto, ele foi preordenado antes da fundação do mundo (1 Pe 1:20). Aqueles a quem Cristo estava para salvar foram dados a ele pelo mesmo decreto. Eles são portanto os escolhidos em Cristo (Jo 17:6). Isto é, não só por Cristo como Deus e consequentemente eleitor deles, mas também em Cristo como mediador para serem salvos pelo seu (de Cristo) mérito e poder e desfrutar comunhão com ele.

Nós assim a descrevemos: a eleição é o eterno, livre e imutável conselho de Deus em revelar a glória da sua graça na salvação eterna de certas pessoas (Ef 1:4-6). Nós chamamos eleição o conselho de Deus, pelo qual o termo que nós queremos dizer é comumente chamado decreto. Paulo chama de προθεσις, “o propósito”, ou “o pré-apontamento” de Deus. Este termo aparece na própria escolha do apóstolo e denota um decreto certo, firme e fixo de Deus do qual ele nunca pode se arrepender e que não depende de nada fora dele mesmo (isto é, de nenhum mérito humano), mas é encontrado apenas no beneplácito de Deus (2 Tm 1:9; Ef 1:11; Rm 8:28; 9:11).

A eleição para a glória não é algum decreto “geral” de Deus sobre salvar os crentes e piedosos que perseveram na fé até o fim de suas vidas. Mas uma designação particular de certas pessoas individuais a quem Deus tem inscrito como herdeiras da salvação.

O próprio termo προοριζειν, “predestinar”, o qual o apóstolo usa mais frequentemente, não obscuramente descobre esta verdade. Pois como οριζειν significa “assinalar” (apontar) ou “ordenar” uma certa pessoa (At 17:31; 10:42; Rm 1:4) então προοριζειν como aplicado aos herdeiros da vida eterna deve significar “inscrever”, “escrever”, “registrar” alguns indivíduos como herdeiros no testamento eterno.”…
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Herman Witsius – The Economy of The Covenants Between God and Man – Book 3, Chapter 4. Grand Rapids, MI: Reformation Heritage Books, 2010
Tradução – Francisco Alison Aquino  Pelo Calvinismo
Fonte – Theologia est doctrina Deo vivendi per Christum
Outras obras – AQUI.