2º desígnio de satanás para levar a alma a pecar

[Por: Thomas Brooks]

para que não sejamos vencidos por Satanás;
Porque não ignoramos os seus ardís.” [2 Coríntios 2:10-11]

“…2° Desígnio. Ele pinta o pecado com cores virtuosas.
Satanás sabe que se ele apresentar o pecado em sua própria natureza e vestimenta, nossa alma irá preferir fugir do que ceder. Portanto ele não apresenta o pecado em suas próprias cores, mas eles são pintados e dourados com as cores e o nome da virtude, então somos mais facilmente vencidos e temos mais prazer em cometê-los. O orgulho ele apresenta com o nome e a noção de humildade [falsa] e limpeza, a cobiça (que o apóstolo condena como idolatria) apenas como um bom negócio, a bebedeira é apenas bom companheirismo, libertinagem apenas brincadeira da juventude.

1° Remédio. Considerar que o pecado nunca é menos imundo, vil e abominável por estar pintado com cores virtuosas. Um veneno nunca é menos mortal por estar numa taça de ouro, nem um lobo deixa de ser lobo por estar vestindo uma pele de cordeiro, nem o diabo fica menos diabo por as vezes vir como “anjo de luz”. Assim também o pecado não fica menos vil e abominável por estar pintado com as cores da virtude.

2° Remédio. Considerar que quanto mais o pecado é pintado com as cores da virtude, mais ele é perigoso à alma do homem.
Isso nós vemos evidente em nossos dias. Homens se desviando do caminho santo, no qual as suas almas tinham uma doce e gloriosa comunhão com Deus, para um caminho de elevada vaidade e loucura, por satanás pintar os pecados com as cores da virtude.

3° Remédio. Olhar para o pecado com os olhos pelos quais você irá vê-lo em breve.
Oh, alma! Quando você estiver diante do trono de Julgamento, o pecado será desmascarado, suas roupas serão tiradas, e ele aparecerá o mais vil, imundo e terrível que o próprio inferno. Portanto, olhe para ele com os olhos da eternidade, como Deus e sua consciência irá mostrá-lo naquele Dia!

4° Remédio. Seriamente considerar, que esses pecados que satanás pinta com virtudes, custou o mais nobre, precioso e vital sangue, o sangue do Senhor Jesus.
Aquele Cristo, que veio do eterno seio do Pai, para uma região de tristeza e morte, O Deus que se manifestou em carne, O Criador feito criatura, Aquele que era vestido de glória envolvido com os trapos da carne, O Deus Todo-Poderoso feito um home m fraco, O Deus de Israel no Egito, O Deus da lei, sujeitando-se a lei, aquele que foi abandonado pelo Pai e clamou: Meu Deus, meu Deus, porque me desamparaste?

Oh! Como deve essa consideração despertar a alma contra o pecado, e como ela deve trabalhar para fugir dele, e usar todos os santos meios pelo qual o pecado pode ser subjugado e destruído!.”…
___________________________________________________________________
Thomas Brooks – Precious Remedies Against Satan’s Devices
Fonte – Herança Puritana