4º desígnio de satanás para levar a alma a pecar

[Por: Thomas Brooks]

para que não sejamos vencidos por Satanás;
Porque não ignoramos os seus ardís.” [2 Coríntios 2:10-11]

“…4° Desígnio. Mostrando para a alma os pecados dos melhores homens, e escondendo da alma suas virtudes.
Satanás mostra à alma o adultério de Davi, o orgulho de Ezequias, a impaciência de Jó, a embriaguez de Noé, a blasfêmia de Pedro, etc, e esconde da alma as lágrimas, as tristezas, os gemidos, as humilhações e os arrependimentos dessas preciosas almas.

1° Remédio. O primeiro remédio contra esse desígnio de satanás é, considerar seriamente, que O Espírito do Senhor tem sido tão cuidadoso ao anotar o levantar dos santos pelo arrependimento do pecado, quanto em anotar suas quedas no pecado.
Davi caiu terrivelmente, mas pelo arrependimento ele se levantou docemente. “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar. Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve” (Sl 51:1-7).
Assim também ocorreu com Jó, Pedro e outros.

2° Remédio. Considerar que esses santos nunca fizeram um comércio do pecado.
Eles caíram uma ou duas vezes, e se levantaram pelo arrependimento, para fortemente seguirem a Cristo intimamente para sempre. Eles caíram acidentalmente, ocasionalmente e com muita relutância; e você peca presunçosamente, obstinadamente, prontamente, deleitosamente e costumeiramente.

3° Remédio. Considerar que embora Deus nunca irá deserdar Seu povo por causa dos seus pecados, Ele punirá severamente Seu povo por causa deles.
Davi pecou, e Deus quebrou seus ossos por causa disso. “ Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste” (Sl 51:8).

4° Remédio. Considerar que há apenas dois fins principais para Deus deixar gravado os pecados dos Seus santos.

1. Para não deixar desmaiados, doentes e desesperados sob o fardo do pecado, aqueles que caíram em fraqueza e enfermidade.

2. Que suas quedas sirvam como marcos para avisar outros a tomar para não cair. Nunca entrou no coração de Deus deixar escrito os pecados de Seus filhos, para que possa encorajar outros a pecar – mas para que outros possam olhar para si mesmos, e se lançarem o mais rápido possível a Cristo, e evitar todas as ocasiões de tentação que possam ocasionar a queda da alma, como outros caíram, quando eles se afastaram de Cristo.”…
___________________________________________________________________
Thomas Brooks – Precious Remedies Against Satan’s Devices
Fonte – Herança Puritana