7º desígnio de satanás para levar a alma a pecar

[Por: Thomas Brooks]

para que não sejamos vencidos por Satanás;
Porque não ignoramos os seus ardís.” [2 Coríntios 2:10-11]

“…1° Desígnio. Faz a alma corajosa para se aventurar nas ocasiões de pecado.
Satanás diz: Você pode andar pelas portas da prostituta e ainda sim não vai para a cama com ela, você pode sentar e cear com um bêbado, que você não vai ficar embriagado como ele, você pode olhar para a beleza de Jezabel, e brincar com a Dalila, e ainda não cometer maldades com nenhuma das duas, você pode estar com Acã e não roubar o ouro.

1° Remédio.Solenemente habitar com aquelas Escrituras que expressamente nos ordena evitar as ocasiões de pecado, e a menor aparência do mal.

(1 Ts 5:22) “Abstende vos de toda aparência do mal

Se aventurar em ocasiões de pecado, e então orar, “Não nos deixe cair em tentação”, é como colocar seu dedo no fogo, e orar para que ele não queime. Então em Pv 4:14-15, temos outro mandamento: “Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo”. Salomão mostra com grande ênfase, quão necessário é para o homem fugir de toda aparência do mal, como os marinheiros evitam as rochas.

2° Remédio. Considerar que, normalmente, não há vitória contra o pecado, sem que a alma evite as ocasiões pecaminosas.
Deus não irá remover a tentação do pecado, exceto se você fugir das ocasiões que levam ao pecado. É uma coisa justa e reta para Deus, deixar cair no poço, aqueles que brincam e dançam na boca do poço, e também que Ele permita alguém ser escravo do pecado, se tal pessoa não fugir das ocasiões de pecado.

3° Remédio. Considerar que outros santos, que uma vez foram gloriosos na terra, e agora estão triunfando no céu, fugiram das ocasiões de pecado, como se fugissem do próprio inferno.
Como vemos José (Gn 39:10), “E aconteceu que, falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvidos, para deitar-se com ela, e estar com ela”. José era famoso por ter todas as “4 virtudes cardeais”, mais do que qualquer um. Nessa tentação você pode ver sua fortitude, justiça, temperança e prudência, pelas quais ele evita a tentação.

4° Remédio. Considerar que, o evitar as ocasiões que levam ao pecado, é uma evidencia de graça, que eleva o homem acima dos outros homens do mundo.
O que o homem é de fato, ele o é na tentação. Os homens estão cheios de corrupção, apenas não demonstram por falta de ocasiões.
Nada a não ser a graça, pode proteger os homens das ocasiões de pecado, quando eles estão fortemente em tentação. Portanto, como você valorizaria preciosas evidencias de veracidade e força da graça em seu próprio peito, evite todas as ocasiões que podem te levar a pecar.
Plutarco disse que Demóstenes era excelente em louvar os atos dignos de seus antepassados, mas não era excelente em imitá-los. Oh, que isso não se aplique a muitos cristãos professos de nossos dias!”…
___________________________________________________________________
Thomas Brooks – Precious Remedies Against Satan’s Devices
Fonte – Herança Puritana