Comentários no Catecismo Maior de Westminster – 1º Mandamento – parte 1

Pergunta 103: Qual é o primeiro mandamento?
Resposta: O primeiro mandamento é: “Não terás outros deuses diante de mim.” (Ex 20:3)”
_____________________________________

Pergunta 104: Quais são os deveres exigidos no primeiro mandamento?
Resposta: Os deveres exigidos no primeiro mandamento são o conhecimento e o reconhecimento de Deus como único e verdadeiro Deus, e nosso Deus (1 Cr 28:9; Dt 26:17; Is 43:10; Jr 14:22). Como também, adorá-lO e glorificá-lO como tal (Sl 95:6-7; Mt 4:10; Sl 29:2), mediante o pensar (Ml 3:16) e o meditar nEle (Sl 63:6). Lembrar-se dEle (Ec 12:1); tendo-O em alta conta (Sl 71:19); honrando-O (Ml 1:6), adorando-O (Is 45:23), preferindo-O (Js 24:15,22), amando-O (Dt 6:5), desejando-O (Sl 73:25) e temendo-O (Is 8:13). Crendo nEle (Ex 14:31), confiando (Is 26:4), esperando (Sl 130:7), deleitando (Sl 37:4) e regozijando-se nEle (Sl 32:11). Sendo zeloso por Ele (Rm 12:11 comparado com Nm 25:11); clamando por Ele; dando-Lhe todo louvor e graças (Fl 4:6) e prestando-Lhe toda obediência e submissão com todo o ser (Jr 7:23; Tg 4:7); sendo cuidadoso em agradá-lO em todas as coisas (1 Jo 3:22) e entristecendo-se por ofendê-lO em algo (Jr 31:18; Sl 119:136); caminhando humildemente com Ele (Mq 6:8).
_____________________________________

[Por: Johannes Geerhardus Vos]

2. Por que o primeiro mandamento foi posto como o primeiro dos Dez Mandamentos?
Porque esse mandamento é o fundamento do qual os outros mandamentos dependem. A nossa obrigação para com Deus é a fonte e a base de todas as demais obrigações. É a obrigação primária e fundamental da nossa vida.

3. Por que somos obrigados a reconhecer a Deus como o Deus verdadeiro e nosso Deus?
Porque Deus é o nosso Criador. Foi Ele que nos fez, e não nós a nós mesmos. Também porque Deus é o Redentor que livra o Seu povo do pecado e do inferno. Por essa causa qualquer pensamento sobre ser independente de Deus é rebelde, ímpio e maligno.

4. Seremos dependentes de Deus para sempre?
Sim. O relacionamento entre Criador e criatura perdurará por toda a eternidade. Jamais pode ser modificado ou ultrapassado. A distinção entre Criador e criatura é a distinção mais fundamental da Bíblia, ela está implícita em ou é inferida de cada versículo de toda a Bíblia.

5. Como podemos expressar a nossa dependência de Deus?
Podemos expressar a nossa dependência de Deus (a) tendo a atitude correta para com Ele; (b) tendo os pensamentos corretos a respeito dEle; (c) tendo as respostas corretas para com a sua vontade revelada, a Bíblia Sagrada.

6. O que é ter uma atitude correta para com Deus?
Uma atitude correta para com Deus é uma atitude reverente, que compreende e reconhece a relação entre Criador e criatura e a infinita diferença e distância que existe entre os dois, e que reconhece que Deus é um ser infinito, o qual jamais poderemos compreender, mas que permanecerá sempre misterioso e maravilhoso para nós.

7. O que queremos dizer com pensamentos corretos a respeito de Deus?
Por pensamentos corretos a respeito de Deus queremos dizer pensamentos sobre Deus que estejam de acordo com a verdade da revelação que Ele faz de Si mesmo na Sua Palavra, e que, portanto, não procedem de nossas próprias imaginações e desejos, mas da própria revelação de Deus por Si mesmo. Pensamentos sobre Deus que procedem de opiniões, especulações ou da filosofia de mentes humanas obscurecidas pelo pecado não podem ser pensamentos corretos a respeito de Deus. Os únicos pensamentos corretos sobre Deus, da parte de seres humanos pecadores, sito aqueles derivados da Bíblia.

8. Que queremos dizer por respostas corretas para com a vontade revelada de Deus?
Por respostas corretas à vontade revelada de Deus dizemos da disposição consciente e fervorosa para obedecer a tudo o que Deus ordenou, e repudiar a tudo O que Ele proibiu, em Sua Palavra, de modo que a Bíblia seja de fato o guia da nossa vida.

9. Quais são algumas das grandes verdades assumidas nessa resposta do Catecismo?
(a) A existência de Deus. (b) A doutrina da criação. (c) A personalidade de Deus. (d) A responsabilidade moral do homem para com Deus.

10. De que modo podemos resumir os deveres exigidos no primeiro mandamento?
Podemos resumi-los dizendo que esse mandamento exige de nós uma devoção a Deus suprema, completa e de total abrangência, de modo que o nosso relacionamento com Ele seja o mais alto e o mais importante fato de nossas vidas. Se considerarmos a nossa relação com Deus uma questão secundária ou um detalhe de menor importância em nossas vidas, nós nem sequer começamos a levar a sério o primeiro mandamento.”
___________________________________________________________________
Johannes Geerhardus Vos – Catecismo Maior de Westminster Comentado, Editora Os Puritanos – p. 311-312