Uma entrevista entre John Knox e Rainha Mary

[Por: John Knox]

“…John Knox: “Deus não permita, que em algum momento, eu venha tomar sobre mim a falsa tarefa de comandar qualquer um de me obedecer, ou de arbitrariamente definir a liberdade dos sujeitos de fazer o que lhes agrada. Meu trabalho nesse caminho, é que ambos, os príncipes e súditos venham a obedecer a Deus. Não pense então, senhora, que está fazendo algo de mal, ao se sujeitar a Deus. Pois é Ele que submete os povos sob príncipes, e faz com que a obediência dos povos seja dada a eles. Sim, Deus opera que os Reis sejam adotivos pais à sua Igreja, e comanda rainhas de serem enfermeiras ao Seu povo. Essa sujeição, minha senhora, a Deus e à Sua Igreja oprimida, é a maior dignidade que a carne pode obter sobre a face da terra. Pois os levará para a glória eterna”

Rainha Mary: “[…] Sim, mas não sois meu associado que irei nutrir vou defender os associados de Roma, pois são, penso eu, os verdadeiros mensageiros de Deus”

John Knox: “Tua vontade, Senhora, está livre da razão. Pois nem esse seu pensamento tornará essa prostituta romana na verdadeira e imaculada esposa de Jesus Cristo. Não se confunda, senhora, com o fato de que eu chamo a falsa igreja de Roma de uma prostituta, pois essa Igreja está completamente poluída. com todo o tipo de fornicação espiritual, bem na doutrina como no modo de ser. Sim, senhora, eu me ofereço para provar, que a Igreja dos judeus que crucificaram Cristo Jesus, não era degenerada no começo, e depois, se corrompendo, se tornaram inimigos das ordenanças que Deus deu a Moisés, a Arão e ao Seu povo, manifestamente negado o Filho de Deus. Da mesma forma como a Igreja de Roma foi recusado, e em mais de quinhentos anos tem caído e apostatado da pureza da religião que os Apóstolos ensinaram e plantaram.”

Rainha Mary: “Mas, minha consciência não diz assim.”

John Knox: “A sua consciência, senhora, precisa ser sustentada pelo conhecimento, e temo que de conhecimento, a senhora não têm nenhum.“…
___________________________________________________________________
John Knox – Knox’s first interview with Queen Mary on th August 1561, at Holyrood
Tradução – Lucas Macedo