A Selagem do Espírito Santo

[Por: Richard Sibbes]

“…Sibbes soa místico às vezes,ao descrever esse selamento especial, em particular em afirmações do tipo ‘o Espírito Santo desliza para dentro de nossa alma,se insinua e se infiltra dentro dela‘. Mas,de duas maneiras Sibbes repeliu o misticismo. Primeiro, ele sustentava que esse selamento especial nunca pode estar divorciado da Palavra de Deus. Ao falar de selamento por etapas, Sibbes ligava o Espírito e Palavra a todo progresso na graça, pois qualquer consciência do segmento do Espírito sempre acontece mediante a Palavra aplicada.

Segundo, Sibbes afirmou que é possível afirmar prontamente a autenticidade desse selamento. Pode-se reconhecer a voz do Espírito de Deus, examinando o que veio depois ‘dessa alegria arrebatadora’ da experiência de selamento, Sibbes escreveu. ‘É inevitável que os frutos da santificação (como paz de consciência, o espírito de adoção mediante o qual clamamos ‘Aba Pai’,fervorosa orações de súplica,conformidade a imagem celeste de Cristo e o empenho em nos dedicar aos deveres sagrados em vez dos antigos desejos pecaminosos) sejam resultados desse ‘sussurro secreto e instigação à alma’.”…
___________________________________________________________________
Richard Sibbes – Teologia Puritana – Doutrina para a Vida, (Richard Sibbes e o acolhimento do Espírito Santo) – Editora Vida Nova, p. 826
Fonte – Mizael Heleno Martins (Facebook)
OUTRAS OBRAS