A Rejeição do Reinado de Deus

[Por: Matthew Henry]

E disse aos filhos de Israel: Assim disse o Senhor Deus de Israel: Eu fiz subir a Israel do Egito, e livrei-vos da mão dos egípcios e da mão de todos os reinos que vos oprimiam.
Mas vós tendes rejeitado hoje a vosso Deus, que vos livrou de todos os vossos males e trabalhos, e lhe tendes falado: Põe um rei sobre nós. Agora, pois, ponde-vos perante o Senhor, pelas vossas tribos e segundo os vossos milhares.
” [1 Samuel 10:18,19]

“…Samuel os censura pelo fato de rejeitarem o governo de um profeta e desejarem o governo de um capitão.

1. Ele mostra ao povo (v.18) quão prósperos tinham sido debaixo do governo divino. Quando Deus os governava, Ele os livrou da mão dos egípcios e da mão de todos os reinos que os oprimiam. O que mais podiam desejar? Será que o homem mais valente e valoroso poderia fazer por eles o que o Deus Todo-poderoso havia feito?

2. Samuel também mostra a eles (v.19) a afronta que tinham feito a Deus (que os tinha livrado de todos os seus males e trabalhos, pelo seu próprio poder, e por meio daqueles que havia chamado e qualificado) ao desejar um rei para livrá-los. Samuel deixa a questão bem clara: “Vós tendes rejeitado hoje a vosso Deus e Ele pode de forma justa, rejeitar-vos também“. Aqueles que acham que podem viver melhor pela razão do que pela fé, que preferem um braço de carne ao braço do Todo-poderoso, trocam um manancial de águas vivas por cisternas rotas (Jr 2.13). E alguns tornam a sua obstinação em relação a essa questão um presságio na sua rejeição a Cristo, para que não reine sobre eles”…
___________________________________________________________________
Matthew Henry – Comentário sobre 1 Samuel 10