Governantes Ímpios são Consequência da Desobediência da Igreja

[Por: John Knox]

“…Ó Senhor Deus nosso, já outros senhores têm tido domínio sobre nós; porém, por ti só, nos lembramos de teu nome.” [Isaías 26:13]

“…Queres tu, ó Escócia, ter um rei que reine sobre ti com justiça, equidade e misericórdia?

Sujeita-te ao Senhor, o teu Deus, obedece a Seus mandamentos, e engrandece aquela palavra que te chama: “Este é o caminho, andai nele” (Is 30:21), e, se não quiseres, não te deixes enganar por lisonjas — a mesma justiça que antes puniu a terra de Judá e a cidade de Jerusalém permanece no dia de hoje em Deus para te punir, Escócia, e em especial a ti, Edimburgo. “Todo reino ou nação“, diz o profeta Jeremias, “que igualmente ofende (ao Senhor) será igualmente punida” (Jr 9; tradução direta). Mas se tu queres a impiedade colocada na cátedra da justiça acima de ti, de modo que diante do trono de Deus (como Salomão o lamenta) (Ec 3), só imperem a fraude e a violência, acuse a tua própria ingratidão e rebelião contra Deus. Pois essa é a única razão pela qual “o Senhor Deus dos Exércitos tirará de Jerusalém e de Judá o bordão e o cajado […]; o valente, e o soldado, o juiz, e o profeta, o adivinho e o ancião; o capitão de cinquenta e o respeitável; o conselheiro e o sábio entre os artífices, e o eloquente“. “E“, diz o Senhor, “dar-lhes-ei mancebos por príncipes, e crianças governarão sobre eles” (Is 3:2-4).

Se essas calamidades, digo e repito, vierem sobre nós de modo que não vejamos senão opressão imposta a todos os bons homens e a todos os piedosos, reinando sobre nós os ímpios sem Deus, acusemos e condenemos a nós mesmos como a única causa das nossas misérias. Pois, se tivéssemos dado ouvidos à voz do Senhor nosso Deus, e Lhe tivéssemos prestado íntegra obediência, Deus nos teria abençoado, teria multiplicado a nossa paz e teria recompensado a nossa obediência diante dos olhos do mundo.”…
___________________________________________________________________
John KnoxAos Inimigos da Verdade. São Paulo: PES, 2013. p. 24-25.