Acautelai-vos e Apartai-vos

[Por: Cipriano de Cartago]

“…Que sirva para corroborar nossa fé que verazmente previu estes acontecimentos. Assim como em muitos se cumprem as profecias, também os demais irmãos se acautelem segundo a instrução do Senhor, quando predisse dizendo: “Acautelai-vos portanto, tudo vos predisse” [Mc 13:23].

Evitai, vos peço, semelhantes homens; apartai de vosso lado e de vossos ouvidos as conversas pestíferas e o contágio da morte, assim está escrito: “Cerquei com espinhos teus ouvidos, não ouças a língua criminosa” [Eclo 28:24, conforme a Vulgata]. E de novo: “As conversas más corrompem os bons engenhos” [1 Cor 15:33]. O Senhor admoesta e ensina que devemos nos afastar de tais homens ao dizer: “Cegos condutores de cegos. Quando um cego conduz outro cego, caem ambos na fossa” [Mt 15:14].

Desviai e fugi de quem estiver separado da Igreja; ele é um perverso, peca e se condena a si mesmo [Cf. Tt 3:11]. Quem hostiliza os sacerdotes do Cristo e se subtrai ao convívio do clero e do povo do Cristo pode julgar que está com Cristo? Quem se revolta contra a disposição de Deus levanta armas contra a Igreja. Inimigo do altar, rebelde ao sacrifício do Cristo, infiel à fé, sacrílego nas coisas santas, servo desobediente, filho ímpio, irmão inimigo que, desprezando os bispos e abandonando os sacerdotes de Deus, ousa elevar um outro altar, exprimir em termos faltosos uma outra prece, profanar com falsos sacrifícios (…) sem refletir que quem se opõe a ordenação de Deus é punido pela correção divina por causa da audácia de sua temeridade.”…
___________________________________________________________________
Cipriano de Cartago – Obras Completas I (Coleção Patrística). Editora Paulus, p.88