Como Deus Governa Sua Igreja

[Por: Thomas Boston]

“…Porque a igreja é uma sociedade [de homens] visível na terra, cujo cabeça está no céu, Cristo os governa externamente:

1) Dando-os leis de acordo com as quais devem humilhar-se a Deus e ao seu próximo em todos os sentidos (Is 33.22). ‘O Senhor é o nosso Legislador’. Essas leis que são as leis do reino de Cristo, estão escritas na Bíblia e são uma transcrição de suas perfeições, e dEle deriva-se toda a sua autoridade e vigor, e não da igreja ou de qualquer que seja a sociedade de homens. E ninguém tem poder para adicionar ou subtrair das leis desse grande reino.

2) Ele os dá oficiais em cujas mãos ele depositou seu governo, os quais devem prestar contas a Ele pela sua administração, daquele de quem dependem e deriva seu poder.

Não são estes [oficiais] o Papa e nem os prelados, nenhum destes são oficiais do desígnio de Cristo; nem ainda o magistrado civil, quem, enquanto tal, nada mais é do que um membro da igreja; e embora não houvessem magistrados além daqueles que fossem inimigos da igreja e da causa de Cristo, ainda assim Cristo designou um governo nela, como está claro em 1 Cor 12.28: ‘Deus colocou alguns na igreja, primeiro apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, mestres, depois milagres, então, dons de curar, de ajudar, de governar, de diversidades de línguas.

Contudo, estes oficiais são presbíteros docentes e regentes, como é claro a partir daquilo que o apóstolo diz: ‘Que os presbíteros que governam bem sejam contados como dignos de dupla honra, especialmente aqueles que trabalham na palavra e na doutrina’ (1 Tm 5.17).

3) Ele dá a disciplina e censuras para controlar o indisciplinado, restringir o escandaloso e manter a sociedade limpa; a estes devem estar sujeitos todos aqueles que têm Cristo como Rei, aquEle quem governa seu povo através da disciplina da igreja, assim como ensina-os pelo ministério dos homens. Isso está claro a partir daquilo que o próprio Senhor diz: ‘Se ele recusar ouvi-los, dize-o à igreja; mas se recusar ouvir a igreja, seja ele para ti como um homem gentio e um publicano. Verdadeiramente eu vos digo: Tudo o que ligarde na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu’ (Mt 18.17,18).”…
___________________________________________________________________
Thomas Boston – The Whole Works of Thomas Boston: An Illustration of the Doctrines of the Christian Religion, Part 1, ed. Samuel M‘Millan, vol. 1 (Aberdeen: George and Robert King, 1848), 480–481.
Tradução: Thiago Barros
OUTRAS OBRAS